pagando promessa

VÍDEO: casal percorre a pé os 110 km entre Mata e Santa Maria para agradecer a Medianeira

Thays Ceretta

Fotos: Renan Mattos (Diário) 
Casal saiu às 4h da manhã de sexta-feira da cidade de Mata e deve chegar em Santa Maria na tarde deste sábado

Fiéis de vários lugares do país são aguardados em Santa Maria para um dos maiores eventos religiosos do Estado. A 75ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira espera reunir 450 mil pessoas neste fim de semana. A fé que atrai tantas pessoas ao Coração do Rio Grande é a mesma que anima um casal de agricultores a percorrer 110 quilômetros, a pé, para agradecer a Medianeira pela vida.

A programação oficial começa no sábado, com a Missa da Saúde, às 16h, na Basílica. No domingo, a procissão terá início às 8h30min, em frente à Catedral Metropolitana (confira a programação na página 28).

A fé em Medianeira move o casal Eliane Raquel Pozzer Pizzani e Júnior Pizzani, ambos com 36 anos. Moradores da cidade de Mata, neste ano, os dois decidiram pagar uma promessa feita em 2012. Plantadores de fumo, eles saíram de casa às 4h de sexta-feira e estão caminhando em direção a Santa Maria. A expectativa é chegar neste sábado, para participar da programação da Romaria.

O motivo da longa peregrinação é agradecer Medianeira pela vida de Eliane, que quase morreu ao ser picada por uma cascavel, um das cobras mais venenosas que existem.

- Eram 5h do dia 12 de dezembro de 2012. A gente estava colhendo o fumo da lavoura quando senti uma cravada no pé. Doía muito, não conseguia caminhar. Me atenderam no hospital da Mata, mas, à tarde, fui transferida para o Hospital Universitário de Santa Maria. Fiz uma tomografia e apareceu quatro lesões no cérebro por causa do veneno da cobra cascavel que me picou - recorda Eliane.

No último dia, trezena da Medianeira chega ao Bairro Itararé

Naquele momento, começava uma longa jornada para o casal. Eliane ficou em coma induzido por 20 dias. Recebeu dois tipos de antídotos para diminuir as lesões. Segundo os médicos, eram a última tentativa para salvar a sua vida. Foi aí que o marido fez o pedido à Mãe Medianeira: se a esposa sobrevivesse, ele iria a pé até Santa Maria.

Depois de perder os movimentos e parte da visão, aos poucos, Eliane foi reagindo. Agora, junto, o casal agradece pela graça alcançada. Com a voz embargada, o agricultor não conseguia explicar a felicidade em estar junto da esposa.

- Estamos celebrando a vida dela de novo. Passamos por dias difíceis e, agora, estamos juntos - conta o agricultor, que ainda hoje se emociona ao lembrar do sofrimento que ambos viveram.

Era para Júnior viajar sozinho. Mas, como Eliane está melhor, não quis abandonar o marido.

APOIO DOS PADRINHOS

Para a caminhada, o casal usa chapéu, tênis ou chinelo e mangas compridas. Na mochila, água, comida e duas bandeiras, de Nossa Senhora Medianeira e de São José. Juntos, conversam sobre a vida, família, rezam, cantam e admiram a paisagem.

Eliane e Júnior não estão sozinhos. Os padrinhos dela, Mari Pozzer Aloy, 58 anos, e Wantancler Alves Aloy, 51, acompanham o casal de carro. No veículo, levam colchonete, comida, bebida, guarda-chuva e guarda-sol.

- É um momento de fé. Não tendo fé, a gente não chega a lugar nenhum - revela Mari.

Na sexta-feira, os dois iriam dormir na casa de amigos, em São Pedro do Sul. A caminhada recomeçaria às 5h deste sábado, e deveria se encerrar ao longo da tarde, já na cidade.

Domingo, depois de participar da Romaria, Eliane e Júnior retornam para casa. Dessa vez, viajarão de carro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OUÇA: moradores das regiões sul e oeste de Santa Maria devem ficar sem água até a madrugada de domingo Anterior

OUÇA: moradores das regiões sul e oeste de Santa Maria devem ficar sem água até a madrugada de domingo

Samu diz que entre ligação e atendimento à vítima de latrocínio foram 7 minutos Próximo

Samu diz que entre ligação e atendimento à vítima de latrocínio foram 7 minutos

Geral